5 dicas para tornar a sua casa mais eficiente com Isolamento Exterior

Isolamento Exterior

5 dicas para tornar a sua casa mais eficiente com Isolamento Exterior

Se sente a sua casa fria no inverno e quente no verão, têm de pensar que a mesma está a precisar dum isolamento exterior, de forma a ter uma melhor eficiência energética.

A casa para ter uma boa eficiência energética, tem de ter um bom isolamento exterior, de modo a minimizar as trocas térmicas excessivas entre o interior e o exterior do imóvel.

Refira-se que o objetivo principal do isolamento térmico duma casa é limitar o consumo de energia, de forma a reduzir excessivos gastos em sistemas de climatização.

Saliente-se que num edifício o isolamento térmico pode ser feito pelo exterior ou pelo interior, no entanto, é muito mais simples proceder-se ao isolamento térmico se o mesmo for feito pelo exterior.

Pois o isolamento térmico feito pelo interior é mais complexo, pois, têm de ser retirados os rodapés, interruptores, entre outros apetrechos e recolocados.

O isolamento térmico quando é feito pelo exterior é muito mais eficaz, pois o mesmo funciona como uma camada contínua evolvendo todo o edifício.

 

Isolamento Exterior – Zonas da casa onde devem ser efetuados

O isolamento exterior deve ser feito nas paredes exteriores, nos pavimentos e nas coberturas e preferencialmente, quando a mesma está a ser concebida.

 

Paredes externas – Isolamento Exterior

De forma a terem um bom isolamento exterior as casas devem ser construídas com uma base de paredes duplas, com caixa-de-ar, e isolamento no seu interior.

 

Isolamento Exterior – Melhores materiais para um isolamento exterior mais eficaz

Placas rígidas

De forma a obter um isolamento exterior mais eficaz, devem utilizar-se placas rígidas, de entre vários materiais, como sejam, a esferovite, a espuma ou a fibra de vidro.

Estas placas rígidas são ideais para serem aplicadas no exterior da casa, em regra, por cima das vigas, independentemente da estrutura da casa, ser em madeira, ou em aço.

Dada a sua durabilidade, as placas rígidas, fornecem um isolamento de qualidade, contra ruído e perdas energéticas, por muito tempo, para além da grande vantagem de protegerem contra a humidade.

 

Barreiras pára-vapor

As Barreiras pára-vapor minimizam a passagem de vapor de água e os problemas de condensação interna.

Este material protege com bastante eficácia, as paredes da humidade, ajudando a mantê-las secas.

 

Fibra de vidro

A fibra de vidro é um ótimo Isolante térmico, pois este material é composto de minúsculas fibras de vidro, perfeito para paredes interiores.

 

Celulose

A celulose é um ótimo isolante térmico. É perfeito para chãos e paredes interiores (embora possa ser usado em praticamente qualquer zona ou superfície da casa).

Este tipo de material é muito usual para quem pretende um isolamento térmico eficaz.

Este material é escolhido por quem nutre preocupações ambientais e, embora geralmente mais cara que a fibra de vidro, pode revelar-se uma escolha mais eficiente a nível da poupança de energia.

 

Espuma em spray

Este material é usado para criar uma “barreira de ar” na casa. Este material é ótimo para preenchimento de pequenas rachas e brechas que podem provocar fugas de ar.

O mesmo é também muito utilizado nas zonas em redor de janelas.

Se quer construir uma casa nova ou simplesmente, tornar a sua atual casa, mais acolhedora, contacte a RL Remodelações, e poderemos aconselha-lo, sobre o melhor projeto para si.

Peça-nos um orçamento aqui, ou ligues-nos para o tel: 910 427 021, ou envies-nos um e-mail: pinturaepladur.rodolfoeluis@gmail.com

Artigos Relacionados

Orçamento