Capoto: Reduza os Custos de Energia e Aumente o Conforto

O capoto é um sistema de isolamento térmico pelo exterior que oferece uma variada gama de soluções de isolantes com elevada eficiência energética e diversos acabamentos decorativos resistentes e duradouros.

É um sistema eficaz para isolamento de paredes e proteção dos edifícios pelo exterior, que por sua vez melhora o seu desempenho energético através da proteção das fachadas, sendo constituído por placas de isolamento térmico revestidas e reforçadas com argamassa adesiva armada com uma malha de fibra de vidro.

O capoto pode ser aplicado em todos os tipos de construção, seja ela antiga ou recente, contribuindo assim para a otimização do desempenho energético dos edifícios, proporcionando um maior conforto térmico e mais poupança de energia.

Vantagens do capoto

  • Diminuição do custo energético: proporciona uma melhoria no conforto na utilização do espaço interior, permitindo economizar energia, devido à redução da necessidade de aquecimento ou arrefecimento do meio ambiente interior. Há, portanto, um aumento do conforto fisiológico para os moradores, que se reflete numa redução da fatura energética e emissões de CO₂.
  • Diminuição de Resíduos: na reabilitação, não será necessário efetuar a picagem de toda a superfície, evitando, dessa forma, a produção de resíduos.
  • Maior conforto térmico: a melhoria do conforto térmico de verão, advém do aumento da inércia térmica interior, uma vez que as paredes têm um papel de regulação de temperatura, absorvendo calor nas horas mais quentes do dia, para restituir durante a noite.
  • Melhoria da qualidade do ar interior: proteção das paredes envolventes diminui os riscos de condensações superficiais e internas, minimizando aparecimento de fungos causadores de inúmeros problemas de saúde.
  • Ganho de área de construção: permite a diminuição da espessura das paredes, com o consequente aumento da área habitável, quando utilizado em obra nova dispensa a execução de uma parede dupla. Economizando assim espaço interior e custos, com a ausência de caixa-de-ar. O capoto pode ainda ser aplicado diretamente sobre tijolos ou blocos de cimento, economizando assim a construção pela ausência da camada de reboco.
  • Diminuição das cargas permanentes na estrutura: a redução do peso das paredes exteriores e das cargas permanentes sobre a estrutura conferem uma economia no dimensionamento estrutural.
  • Melhoria da impermeabilidade das paredes: todos os componentes do capoto são impermeáveis à água e permeáveis ao vapor de água, contribuindo para o decréscimo na tendência à fissuração do acabamento pelo exterior e conferindo uma melhor proteção contra a chuva.
  • Reabilitação pelo exterior: sistema adequado em obras de reabilitação e renovação de edifícios sem necessidade de intervenção pelo interior.
  • Facilidade de aplicação: simplicidade da colocação em obra e a ausência de utilização de equipamentos especializados é um dos fatores-chave para o aconselhamento deste sistema.
  • Correção das pontes térmicas: a redução das pontes térmicas, permite obter o mesmo coeficiente de transmissão global da envolvente
    que outras soluções construtivas, utilizando uma espessura de isolamento térmico mais reduzida.
  • Diminuição dos custos de manutenção: com o capoto, a estrutura é preservada da melhor forma, uma vez que fica sujeita a uma pressão menor por parte das ações que nela atuam.
    Uma parede isolada aumenta a durabilidade das fachadas já que estas se encontram mais protegidas dos agentes lemáticos
    e atmosféricos.
  • Renovação estética: permite uma total renovação da fachada com diferentes soluções e tipos de acabamentos finais facilitando e melhorando a diversidade arquitetónica dos edifícios.
  • Tratamento de Patologias: A aplicação do capoto é a solução eficaz para a resolução de anomalias.

Na RF-Remodelações conte os melhores profissionais.

Artigos Relacionados

O que é o Sistema Capoto e Como Funciona

O Sistema Capoto, conhecido também como ETICS (Sistema de Isolamento Térmico pelo Exterior), é uma técnica revolucionária utilizada na construção civil para aprimorar a eficiência

Aplicação de Capoto é Vantajoso?

Aplicação de Capoto é vantajoso? É isso mesmo que lhe vamos mostrar neste artigo, fique atento. O sistema de capoto consiste na instalação de isolamento

Orçamento