A pintura exterior da casa é a forma mais fácil e acessível de reforçar a proteção das paredes e da própria casa contra as agressões externas, como o sol, a chuva e a erosão.
Altura certa do ano para a pintura exterior
A pintura de exteriores deve ser feita seguindo uma calendarização cuidada. A altura do ano é uma decisão essencial, para evitar a chuva e a humidade.
Assim, a primavera e o outono são os períodos ideais para pintar as paredes exteriores e as fachadas. Mas, tenha em atenção os dias e horas demasiado quentes, a secagem muito rápida da tinta pode causar problemas na pintura exterior.
O primário
Uma das regras de ouro da pintura exterior está na aplicação de um bom primário. Este produto uniformiza a absorção da superfície, impedindo que uma grande quantidade de tinta seja absorvida, assim aumentado o rendimento da tinta de acabamento. Em simultâneo, consolida as paredes mais velhas e desgastadas.
Existe uma grande variedade de primários, cada um com uma finalidade. Assim, informe-se para perceber qual o mais adequado para o seu projeto.
Qualidade dos materiais
Privilegie a qualidade dos materiais de pintura para a obter um trabalho eficaz e duradouro. Quando o assunto é a pintura exterior, esta etapa é essencial. Pois, para além da pintura ser pouco frequente, os exteriores estão vulneráveis às condicionantes meteorológicas e outras agressões.
Para maior resistência e longevidade da pintura, eleja sempre produtos de qualidade. Assim, as tintas 100% acrílicas são mais resistentes e por isso as mais indicadas para paredes exteriores.
As cores na pintura exterior
Dos tons pastéis aos mais arrojados, as fachadas das habitações apresentam-se cada vez mais criativas e apelativas. Poderá, também, optar por conjugar uma cor principal e outra secundária para os detalhes.
Assim, no momento da escolha da cor tenha em consideração a orientação do edifício, o comportamento da cor consoante os diferentes efeitos da luz ao longo do dia e a envolvente arquitetónica do edifício.