Proceder à pintura de interiores não tem de ser uma dor de cabeça, no entanto deve ter-se em atenção alguns pormenores que fazem toda a diferença para que o resultado final seja exatamente o que está a idealizar.
A tinta tem sempre uma dupla função, que é proteger e decorar as superfícies. Quando se procede à pintura de interiores há sempre uma componente mais decorativa, mas também protetora. Por essa razão, quando estamos a ponderar a pintura de interiores devemos efetuar um tratamento completo e apropriado consoante o estado das paredes.
Pintura de interiores – O processo de pintura de interiores
No processo de pintura de interiores, podemos identificar essencialmente três fatores:
- A Escolha das Cores
Quando se fala em pintura de interiores, as cores que aplicamos são uma das principais decisões a tomar. As cores que escolhemos podem alterar completamente o aspeto de uma divisão. Por vezes, pintar uma parede é o bastante para a transformar completamente.
- A tinta a aplicar
As tintas podem parecer semelhantes, contudo as aparências enganam. Para proceder à pintura de interiores, as tintas mais recomendadas são de base aquosa.
Os mais ousados podem ainda optar por tintas de toque suave, toque acetinado, camurça, seda ou veludo e tintas com efeito de ardósia ou íman.
Sugere-se que em divisões como as cozinhas ou as casas de banho, se utilizem tintas com elevada resistência a fungos, humidade de temperaturas quentes.
- Como pintar
Depois de ser escolher a cor e o tipo de tinta a aplicar, deve passar passar à última fase do processo: Como proceder à pintura de interiores.
Nessa fase, deverá verificar se é necessário usar-se ou não um primário. Se existe necessidade de se efetuar qualquer reparação ou tratar de manchas de humidade e fungos. São passos fundamentais, pois, uma má preparação pode, por vezes, por em causa todo o trabalho.
As divisões deverão estar o mais desocupadas possível. Proteger cuidadosamente os rodapés e as caixilharias utilizando para tal fita adesiva apropriada. As tomadas deverão ser desmontadas, bem como o chão deverá ser coberto.
Pintura de Interiores – Quais as tendências para 2018
O ano de 2018 é a ano da ousadia. Este é o ano em que as pessoas irão ousar como nuncas o fizeram antes. Este ano as pessoas podem abrir mão à sua criatividade. As paredes que sempre foram brancas, este ano podem ser tingidas por tons cheios de personalidade.
Apesar de ser um ano em que as pessoas podem abrir mão à sua criatividade, há todo um conjunto de cores obrigatórias, que devem ser seguidos.
A seleção de cores torna-se num pormenor extremamente importante na pintura de interiores, de forma a aliar-se sempre o lado prático às tendências.
O Ultra-Violet é a cor eleita para 2018, grande tendência do design e da moda, cor repleta de simbolismo, misticismo, futurismo, dramatismo e reflexividade.
Há outras cores que também seguem a tendência para 2018, que passamos a expor:
- O Playful (azul, amarelo e verde)
Estas cores mais vivas e divertidas sugerem descontração e diversão, podendo ser usadas em almofadas, mantas e colchas.
- Discretion (tons pastel, rosa e púrpura)
Para quem apreciar tons mais discretos e uma decoração mais neutra, pode optar pelo rosa envelhecido, pelo lilás queimado, vermelho e roxo.
Com estas misturas, obtem-se um resultado sofisticado e leve.
- Tech-nique (turquesa, rosa choque e roxos intensos)
Poderá pintar uma parede numa destas cores. Ao utilizar estes tons obterá um ambiente amoroso.
- Far-fetched (tons terrosos, amarelo)
As cores quentes são também uma forte tendência, pelo que a sua combinação não podia ser mais perfeita, traduzindo-se numa mistura de culturas.
De forma a proceder a proceder à pintura de interiores que tanto idealiza, seguindo a tendência para 2018, venha à loja da RF Remodelações, e os nossos técnicos dar-lhe-ão toda a informação que necessita.
Solicite-nos um orçamento aqui, ou ligue-nos para o tlm: 910 427 021 – Rodolfo