Tudo o que precisa de saber sobre Sistemas de Capoto

Geralmente, quando se fala em Sistemas de Capoto, a maioria das pessoas associa imediatamente ao isolamento exterior, no entanto este é apenas uma marca.

Tendo em conta as exigências energéticas actuais, esta é uma solução técnica de elevada qualidade e que permite obter bons resultados. O Sistema de Capoto ou sistema ETICS proporciona um conforto térmico na sua casa, independentemente das condições meteorológicas que se façam sentir no exterior.

Tem ainda a particularidade de reduzir a humidade por condensação, impedindo assim o surgimento de bolores, assegurando a impermeabilidade das paredes exteriores.

 

Principais vantagens do Sistema de Capoto

O Sistema de Capoto é um sistema de isolamento térmico exterior que é vulgarmente usado na construção e que é constituído por várias camadas: cola, isolamento, camada de base armada com rede de fibra de vidro, camada de primário e revestimento final. A sua aplicação tem várias vantagens para a sua habitação:

  • Redução de pontes térmicas – elimina diversas pontes térmicas e possibilita que seja necessário uma espessura menor de isolamento, para que se obtenha o mesmo coeficiente de transmissão térmica da habitação.
  • Número variado de soluções de acabamento – permite diferentes soluções de acabamento que abrangem diferentes estilos.
  • Paredes mais leves – contribuindo dessa forma para uma menor carga permanente sobre os elementos estruturais, aligeirando assim a estrutura do edifício.
  • Economia a longo prazo – contribui para para uma melhor eficiência energética  do edifício, permitindo dessa forma uma poupança a longo prazo.
  • Adequado para reabilitações – é passível de ser aplicado em fachadas degradadas, conferindo-lhe um aspecto novo sem grandes intervenções ou obras extra.

Principais desvantagens do Sistema de Capoto:

Como qualquer sistema, tem pontos mais fracos. Apresentamos-lhe dois pontos nemos positivos do Sistema de Capoto.

  • Custo mais elevado: a solução de parede simples mais o Sistema de Capoto é mais cara do que a tradicional parede dupla com isolamento. Contudo, torna-se, como referido nas vantagens, uma solução mais económica, a longo prazo.
  • Fragilidade das zonas acessíveis: vários técnicos apresentam, como desvantagem, a maior fragilidade que este sistema apresenta. É facilmente danificada por situações quotidianas como um pontapé, um objecto que é projectado contra a parede. Este é um aspeto a ter em conta, principalmente se as paredes forem construídas para terem crianças por perto.

É sempre importante ter em conta que não há uma resposta definitiva acerca da solução ideal. Cada caso exige uma análise específica, tendo sempre em conta os diversos factores envolvidos Na RF Remodelações sabemos o quão importante é otimizar a sua habitação. Venha às nossas instalações, fale com um dos nossos técnicos especializados e fique a saber qual a melhor solução para si!

Artigos Relacionados

O que é o Sistema Capoto e Como Funciona

O Sistema Capoto, conhecido também como ETICS (Sistema de Isolamento Térmico pelo Exterior), é uma técnica revolucionária utilizada na construção civil para aprimorar a eficiência

Orçamento