Remodelações: O que ter em conta

Antes de fazer remodelações no seu imóvel, há vários elementos que deve analisar para garantir a qualidade do resultado e a poupança.

As razões para remodelar um espaço podem ser várias. Desde aumentar o valor da casa, para posterior aluguer ou venda, a apenas mudar por cansaço do design da casa. Mas, A chave para o sucesso está num bom plano, considerando sempre o orçamento que tem disponível e sabendo, de antemão, que há imprevistos quando se faz obras.

Assim, antes de começar as obras, faça primeiro uma pesquisa, para obter o melhor resultado possível. Calcule quanto gastará e quais os profissionais de confiança que escolherá para a realização deste projeto.

Para melhor o auxiliar, partilhamos 11 aspetos que deve ter em mente antes de iniciar as remodelações no seu imóvel.

Perceba o estado geral da casa

Analise cada elemento da casa separadamente. Faça o diagnóstico do estado do chão de todas as divisões do imóvel. Perceba se será necessário retirar o atual e colocar um novo ou parte dele. Ou bastará consertar o que se estragou.

No caso do teto, os problemas de envelhecimento podem ser de vários tipos, mas se for apenas por motivos estéticos, pode optar por construir um teto falso por cima do teto já existente. Os tetos falsos oferecem vantagens para efeitos de eficiência energética ou controlar o grau de humidade.

A renovação da cozinha é o sonho de muitos e uma das divisões mais sujeitas a desgaste da casa. Sem referir que os equipamentos de uma cozinha estão em constante evolução, tornando-a, com o passar dos anos, antiquada. Uma boa dica de poupança, neste caso, é não alterar a localização do lava-loiças, pois as canalizações têm custos mais avolumados.

Solicite orçamentos de remodelações

Peça orçamentos a empresas diferentes, estabeleça um limite para o máximo que pretende gastar e requisite que os orçamentos sejam discriminados, com cada detalhe.

Assim, evita surpresas e o orçamento que lhe é apresentado já tem em conta o que é possível fazer com o montante disponível para gastar.

Elabore soluções para possíveis problemas futuros

É importante fazer uma análise cuidada para perceber quais as intervenções certas para os problemas que a casa apresente ou possa apresentar.

Avalie se poderá haver problemas no futuro, que podem ser resolvidos no momento das remodelações.

Calcule a duração das obras

Planear o tempo que as obras do imóvel vão levar é imprescindível. Assim, e com um profissional, estime o tempo previsto da obra. Isto pode ajudá-lo, por exemplo, no caso de precisar de sair da sua casa atual, e ter que arranjar um sítio provisório onde ficar, durante as obras.

Escolha os especialistas para as remodelações

Consoante o trabalho pretendido, é ideal contratar especialistas na área de intervenção. Assim, contrate um arquiteto se pretender realizar mudanças mais profundas, um canalizador para os aspetos de canalização, entre outras áreas.

Considere o tempo que planeia viver na casa

O tipo de obras a realizar poderá ser ditado pelo tempo que a irá habitar nesse imóvel. Ou seja, se conta morar nesta casa no espaço de dois anos, o grau de profundidade necessário das remodelações será diferente do que se estiver a planear ficar por algumas dezenas de anos.

Assim, os acabamentos também poderão ser diferentes, uma vez que se ficar na casa por muito tempo ou mesmo para o resto da vida, será sempre ideal investir em materiais duradouros e intemporais.

Conte com o planeamento familiar

Se vai ter um bebé, por exemplo, pensará em acomodar uma das divisões da casa para o receber. Ao mesmo tempo, precisa de uma casa adaptada para ele se movimentar em segurança, o que pode significar, por exemplo, construir barreiras de proteção em casa, como nas varandas ou nas escadas, ou colocar proteções nas tomadas.

Procure promoções, campanhas e oportunidades

Por vezes basta ter em atenção as lojas de materiais de construção, inclusive na internet, para encontrar descontos e promoções, que decorrem constantemente neste setor.

Certifique-se do estado da canalização

Sabia que a canalização das casas deve ser substituída de 25 anos em 25 anos? Se renovar a casa de banho, perceba o estado dos canos, e se em mão estado, aproveite para os substituir.

Este é um aspeto quase obrigatório quando efetua obras estruturais na casa, especialmente se a canalização for de metal, que inevitavelmente ganha ferrugem com o passar dos anos.

Selecione a melhor altura do ano para as remodelações

Em qualquer lado do globo, a melhor altura para fazer remodelações em casa é no verão, pela facilidade da secagem dos materiais.

Certos tipos de remodelações não fica comprometido em época de chuva, porém as obras que incluem o exterior, beneficiam do bom tempo.

Mas, assim, se as obras se focam no interior da casa, tenha em atenção se o grau de humidade presente não seja fora do normal ou a temperatura demasiado baixa.

Informe os vizinhos antes das remodelações

Informe os vizinhos dos seus planos. Este gesto poderá poupá-lo de problemas, principalmente se quem mora na casa ao lado trabalhe de noite, e precise de dormir durante uma parte do dia. Esta ação poderá ajudar a prevenir ou a resolver problemas.

Artigos Relacionados

Orçamento