Remodelar cozinhas antigas é um desafio enorme, devido à complexidade da estrutura de uma cozinha antiga e onde os materiais existentes são ricos em textura, cor, rusticidade e não estão adaptados à tecnologia da modernidade. Outro desafio neste processo é conjugar a estética antiga com a estética mais moderna, sobretudo no que toca à funcionalidade e facilidade dos eletrodomésticos.
Características de uma cozinha antiga portuguesa
Existem elementos presentes de uma cozinha antiga portuguesa, tais como:
Chaminé
A chaminé é um dos elementos caracterizador deste espaço, frequentemente com um lintel e pilar em pedra é a forma mais comum de se apresentar.
Pavimento
Os pavimentos das cozinhas antigas são feitos a partir de materiais extremamente duráveis, como por exemplo, a pedra natural e mosaicos hidráulicos.
Móveis
Os móveis são frequentes serem feitos de madeira maciça, normalmente a madeira é envernizada ou até mesmo pintada. E todos os móveis têm certos desenhos.
Detalhes de uma cozinha antiga
Alguns detalhes presentes nas cozinhas antigas são puxadores em concha ou em asa, com bastante ornamento, e muitos puxadores são em cerâmica. Outro detalhe são as portas de vidro para as cristaleiras, onde se coloca itens de cozinha. Até a pia da cozinha é diferente das de hoje em dia, desde cubas em pedra até cubas em cerâmica.
Decoração de uma cozinha antiga
Uma cozinha antiga pede vários elementos, tais como, animação nas paredes, prateleiras com utensílios de cozinha, peças cerâmicas, etc. Existem ainda outros pormenores, como taças de frutas nas bancadas ou jarras com flores.
Custo da remodelação de uma cozinha antiga
Qualquer tipo de remodelação é sempre dispendioso, devido a trabalhos mais invisíveis, como alteração de rede de águas, eletricidade, esgotos, demolições e preenchimento e tratamento de paredes.
Assim remodelar uma cozinha antiga será um processo ainda dispendioso.
Se pretende remodelar qualquer divisão da sua casa a RF-Remodelações pode ajudar.